Pular para o conteúdo principal

Sobre o tempo

"Nós somos duração (ou, pelo menos, «duro desejo de durar», como Paul Éluard defendia). Quer dizer, trazemos em nós a memória e a presença de tempos muito diversos e isso, por muito que nos custe, é um dom. Conhecer-se é tomar consciência desses tempos que coexistem em nós, mesmo no seu contraste. Gostaríamos que a vida fosse mais linear e harmoniosa, não tivesse a marca daquele solavanco ou daquela ferida, não tivesse atravessado aquele estremecimento. É verdade, para bem e para mal, aquilo que Camus escreveu: «O homem é o único animal que se recusa a ser o que é.» Mas em nós coexistirão sempre o breu e a lâmpada, o tesouro e o barro, e a atitude não é mudar aquilo que não podemos mudar, mas perceber que a ambivalência, em certo grau, também é uma respiração que nos pertence. Bem desejaríamos poder travar ou modificar o tempo. Porém, o importante não é ser perfeito: o fundamental é ser inteiro. Trata-se, assim, de integrar, na composição que fazemos da existência, a diversidade, a fragmentação e o contraste. E os pequenos triunfos dão-nos fortaleza para olhar as grandes humilhações, e as dificuldades vividas oferecem-nos sabedoria para olhar de outra maneira para tudo o resto. As experiências de liberdade ampliam a capacidade e a esperança para suportar os momentos em que a perdemos; e as experiências em que nos sentimos aprisionados consolidam a resistência, a força e até o sentido de humor para vivermos os tempos de liberdade. Há, portanto, que afastar a tentação do cinismo e aceitar que somos feitos efetivamente destes materiais tão diferentes e que tudo isso é matéria de vida e de dádiva".

(José Tolentino Mendonça)

daqui:

 http://www.estradaclara.pt/index.php/2016/09/12/725/

Comentários

  1. Meus amigos,
    Penso que além do tempo e do espaço, do sucesso e do fracasso paira nas alturas águia da consciência. Acima das intempéries ela pode descer, alimentar-se, mergulhar nas águas, enfrentar os ventos e tornar sempre a sua Morada, o seu lugar magestoso e pleno de onde ela, a consciência, contempla a imensidão do infinito...

    ResponderExcluir
  2. Mestres, não se esqueçam dos seus tempos de aprendizes!
    Eternos aprendizes somos nós, ainda que na função de mestres.
    Quero relembrá-los um trecho de uma aula do Nível Superior I, que tratou deste tema sobre tempo e espaço.
    Talvez, nem todos relembrem, mas, Rute, sem dúvida, terá os seus arquivos remexidos e a aula encontrada.
    Vamos a ele.

    Somos uma fusão de tempo-espaço numa confusão que dá gosto! Seria a nossa Alma uma parte do Inconsciente Coletivo Divino, assim como a Personalidade é uma partícula do Inconsciente Coletivo Humano? Se assim for, justifica-se a afirmação quântica de que, sendo parte do Todo, nós também somos o Todo. E, da mesma forma, somos todos responsáveis pelo caos em que vive a humanidade, pois, não é um ou outro o culpado de tudo isso, mas, o somatório das psiques humanas, que Jung chamou de Inconsciente Coletivo.
    Será que conseguiremos destrinchar esse intrincado quebra-cabeça? Esqueçam as Leis de Newton, e se transportem para fora da esfera física que nos prende à matéria. Entrem no mundo subatômico de Heisenberg, e se vejam viajando no tempo, sem escalas, sem tempo e nem espaço.
    Avancem em direção ao passado, recuem para o futuro, transportem o presente para onde ele melhor se acomode, e não se deixem enganar pelo calendário. Todos nós vivemos muito além do tempo, e ocupamos o espaço que melhor nos aprouver, de acordo com as ondas e partículas que se alternam à nossa frente.
    Se soubermos agir com naturalidade numa contínua e constante travessia dos portais do tempo, cancelaremos karmas e conquistaremos méritos, acelerando a evolução da alma, não precisando de várias encarnações, mas, cumprindo diversas missões numa única vida.

    Abraços.
    Gilberto

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos,

    Muito obrigado pelos vossos comentários. Foi mesmo para este diálogo que eu resolvi evocar este texto de José Tolentino Mendonça. Ele é padre católico e é poeta também. No entanto, ele consegue transmutar toda a sua tradição católica e consegue ir para outros mares, talvez não tão profundos como os nossos, mas que para lá caminham.

    Eu gosto muito da co-existência em nós de muitas coisas: daquilo que pensamos que é nosso, daquilo que é Único e daquilo que é Tudo. Nós somos nós mesmos e somos o todo. Tudo ao mesmo tempo e no mesmo espaço. E transcendendo esse mesmo espaço.

    Querido Gilberto, tu falavas que Jung falava do somatório das psiques humanas como sendo o Inconsciente Colectivo. Eu acho que isso está muito mais para além de um somatório. É tudo ao mesmo tempo e de todas as maneiras possíveis e impossíveis e ainda por realizar. É algo que escapa à nossa consciência e inteligência ainda limitada.

    Muitos abraços a todos
    Jorgr

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo, Jorge Vicente:
    Acredito que Jung queria ir bem além do que somente psiques humanas encarnadas, mas, talvez, fosse mais conveniente que não ultrapassasse certos limites, para que não provocasse o muito que já vinha fazendo com a sociedade científica de sua época.
    Como disseste muito bem, na sua frase final: é algo que escapa à nossa consciência e inteligência ainda limitada.
    O Todo pode ser aceito, mas não explicado. O Absoluto pode ser conceituado, mas não compreendido.
    A ciência pode saber muito, mas não tudo.
    Somos eternos buscadores de verdades, Indianas Jones saindo atrás de riquezas espirituais.
    Abraços a todos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FALANDO SOBRE OS NÚMEROS DEZ, VINTE E TRINTA À LUZ DA NUMEROLOGIA DA ALMA

Trabalho de encerramento do Curso de Mestrado em Numerologia da Alma ano 2023 do Projeto Escola Gilberto Gonçalves. Avelino Luz Machado  15/12/2023 ‘’Vocês ao final do curso vão precisar apresentar um trabalho escrito e o tema ficará à escolha de cada um’’, disse nosso mestre na última reunião online que tivemos em um início de noite de um domingo. Desde aquele momento, a cabeça já começou a fervilhar tentando encontrar um assunto que pudesse ser interessante entre tantos outros possíveis. De manhã, tarde, noite e até acho que dormindo, ficava remoendo, pensando sobre o que falar. De repente surgiu uma ideia – ‘’por que não falar sobre os números terminados em zero?’’ Continuei pensando na possibilidade e resolvi consultar meu mestre para saber sua opinião. ‘’É uma boa ideia’’, respondeu ele. Fiquei pensando na sua resposta - um tanto lacônica. Será que representava um sim ou um não? Na minha cabeça essa ideia já estava plantada e começava a germinar. Falei comigo mesmo: ‘’vou em frent

POR QUEM OS SINOS DOBRAM? - TOQUE DO AMANHECER

Eu tenho mais de 70 anos. nasci numa época em que a classe média sustentava o diálogo entre ricos e pobres.  Uma classe média não tão rica a viver de renda, nem tão pobre a depender de bolsa família. Esta bolsa ainda não existia, talvez ela fosse aquele auxílio que saía da classe média para ajudar o pobre a sobreviver.  Os tempos mudaram, os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres.  Inflação e planos econômicos. Revolução, torturas e assassinatos, Diretas já e paciência pra esperar. Expansão econômica e PT a governar.  Mudanças se sucedendo, os ricos ambicionando mais, os pobres conformados com o menos que tinham. A classe rica se apossando das riquezas e acusando os pobres de preguiça, malandragem e ignorância. Com o governo FHC, o abismo aumenta, a classe média se atrofia.  Privatizações danosas para a nação, enriquecendo banqueiros e desvalorizando o trabalho, em favor das  especulações em bolsas de valores. Por trás, as intervenções do FMI, com a expansão

NEM TODO FILÓSOFO É UM MESTRE, MAS TODO MESTRE É UM FILÓSOFO

Por Gilberto Gonçalves Estava eu a filosofar sobre os nossos mestres da Numerologia da Alma e o futuro da humanidade com tamanha escassez de mestres. A questão a ser debatida, sob o aspecto filosófico, seria o que se pode esperar da humanidade e o que seria a contribuição de cada um nessa projeção futurista. A visão filosófica não poderia ser pior, perante um mundo tão distante dos mais nobres princípios de ética e moral. Estes dois aspectos do caráter humano, ética e moral, eram temas filosóficos relevantes, entre os discípulos de Pitágoras, na Escola Iniciática de Crotona. A inteligência e, até mesmo, a vidência não se sobrepunham aos valores do caráter humano.  Pitágoras reprovou certos pretendentes a ingressar na sua Escola, por considerá-los com caráter duvidoso.  Quando paramos para analisar o mundo contemporâneo, e nos pomos a filosofar, somos levados a concluir que poucos, muito poucos, seriam aprovados por Pitágoras. Se fossem consultá-lo sobre o mundo eletrônico e au