Pular para o conteúdo principal

FALANDO SOBRE OS NÚMEROS DEZ, VINTE E TRINTA À LUZ DA NUMEROLOGIA DA ALMA


Trabalho de encerramento do Curso de Mestrado em Numerologia da Alma ano 2023 do Projeto Escola Gilberto Gonçalves.

Avelino Luz Machado  15/12/2023


‘’Vocês ao final do curso vão precisar apresentar um trabalho escrito e o tema ficará à escolha de cada um’’, disse nosso mestre na última reunião online que tivemos em um início de noite de um domingo.

Desde aquele momento, a cabeça já começou a fervilhar tentando encontrar um assunto que pudesse ser interessante entre tantos outros possíveis. De manhã, tarde, noite e até acho que dormindo, ficava remoendo, pensando sobre o que falar. De repente surgiu uma ideia – ‘’por que não falar sobre os números terminados em zero?’’ Continuei pensando na possibilidade e resolvi consultar meu mestre para saber sua opinião. ‘’É uma boa ideia’’, respondeu ele. Fiquei pensando na sua resposta - um tanto lacônica. Será que representava um sim ou um não? Na minha cabeça essa ideia já estava plantada e começava a germinar. Falei comigo mesmo: ‘’vou em frente’’.

Mas para falar desses três números terminados em zero é preciso antes que apresentemos, de certa maneira, esse personagem estranho que chamamos de zero. 

Comecei a pesquisar sobre ele e encontrei diversos artigos falando a seu respeito. Um deles, de Maria Fernanda Vomero (1): me chamou bastante a atenção e basicamente é dele que extraio algumas informações para fazer a apresentação do nosso personagem.

As regras que valem para todos ou outros não servem para ele. Só as obedece como e quando bem entende. ‘’Assim faço a diferença’’, costuma dizer para si mesmo. Mas não é egoísta. Quando colocado à direita de um colega seu, pode aumentar o valor do colega em valores multiplicativos. Quando alguém lhe diz que não é nada, concorda dizendo ‘’sou mesmo, mas isso significa tudo’’. Afinal, ele sabe o seu valor.

Muitas vezes até nos esquecemos dele. Ninguém fica anotando que voltou da feira com zero laranjas, mas ficará bem preocupado se descobrir que tem zero na conta bancária ou tomou um zero na prova de matemática.

O símbolo ‘’0’’ e o nome zero estão relacionados à ideia de nenhum, não existente, nulo. Ao longo dos séculos foi difícil chegar a esse entendimento. Nossos antepassados não o conheciam. 

O astrônomo Walter Maciel se expressou assim a seu respeito – ‘’o ponto principal é o fato de o zero ser e não ser. Ao mesmo tempo indicar o nada e trazer embutido em si algum conteúdo’’.

Os indianos traziam um conceito de vazio bem antes do conceito matemático de zero. Era expressado na palavra em sânscrito, shúnya. 

Os árabes quando chegaram à Europa levaram, junto com os algarismos que haviam inventado, esse conceito de vazio. A palavra em árabe era shifr, latinizada posteriormente como zephirum. Passou por zéfiro até chegar em zero. 

Nesse tempo em território europeu, na Idade Média, esse conceito novo foi recebido com bastante reserva, pois vinha associado ao medo do novo, do desconhecido e associado até a algumas superstições diabólicas. Também havia uma questão de poder, pois se dizia ‘’com o zero qualquer um poderia fazer contas’’ ou como diziam alguns matemáticos da época que popularizar o cálculo seria como jogar pérola aos porcos.


Os gregos, apesar dos avanços na geometria e na lógica, não conseguiram conceber a representação do vazio. Para eles não fazia sentido existir o vazio em um mundo que consideram tão bem organizado e lógico – seria um caos, um fator de desordem.

Bem antes disso, os babilônios, 2500 a.C, chegaram próximos a noção de zero, pois criaram um sistema de cálculo chamado de ‘’sistema de numeração posicional’’, onde os algarismos tinham valor pela posição que ocupavam. Esse conceito tão antigo nos forneceu a base para o sistema que usamos atualmente.

O fato é que o zero chegou para ficar nos obrigando a repensar tudo o que alguma vez já havíamos dado como certo. Tornou-se fundamental para a ciência, da computação a astronomia, da química à física. Tornou possível que Newton e Leibniz desenvolvesse os cálculos integral e diferencial, transformando o mundo.

Esse nosso personagem tem suas características próprias e maneiras de se relacionar com seus outros colegas. Ele brincando falou em uma roda de números que experimentassem colocar gêmeos dele à direita de qualquer um de seus colegas numerais. Veriam a diferença. Se, porém, fossem colocados à esquerda, nada mudaria. A respeito disso temos a expressão ‘’zero à esquerda’’.

Mas, como podem perceber, o zero decididamente não é um zero à esquerda.

Depois dessa apresentação referente ao número zero, sabendo da sua importância na representação numerológica, vamos tratar de desvendar o que os números dez (10), vinte (20) e trinta (30) podem nos apresentar quando estudamos a Numerologia da Alma.

Esses números quando reduzidos vão formar os números 1, 2 e 3. Então basicamente 10, 20 e 30 terão as energias desses números, potencializados pela presença do número zero. 

Falemos suscintamente sobre a tetraktys pitagórica (2), um grande sábio nascido na ilha grega de Samos, por volta de 570 a.C., criador da Numerologia que seguimos. Ele acreditava que a matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo. Dessa maneira os números explicavam todo o universo e a vida no mundo, como expressado, matemática e simbolicamente através da Tetraktys. 


Esta figura triangular, onde cada ponto corresponde ao um, onde cada linha se adiciona mais uma unidade. Era também chamada de Tétrada, por ser o resultado da soma dos números das quatro filas (1+2+3+4), resultando em 10, considerado número perfeito, que simboliza o regresso à Unidade, a Deus e ao Universo, pois 10=1+0=1. Esse triângulo representado por pontos tem um ponto na primeira linha, dois na segunda, três na terceira e na quarta tem quatro pontos. 

Para cada ponto existe um significado importante que vamos te apresentar a seguir, confira:

Primeiro ponto: esse ponto representa basicamente, tudo aquilo que é divino, ele é o início de tudo;

Segundo ponto: esse é o ponto da dualidade, é a linha que separa o humano e o divino, o bem e o mal, entre outras coisas;

Terceiro ponto: esse ponto representa o nosso corpo físico e todas as suas capacidades mentais e espirituais;


Quarto ponto: esse é o ponto correspondente aos quatro elementos e quatros pontos cardeais. (3)

Também podemos observar a possibilidade de inserção na Tetraktys de nove triângulos equiláteros correspondentes aos nove números simples.



Na Numerologia da Alma o 10 vai aparecer nos Talentos Natos (corresponde ao dia do nascimento da pessoa). Os nascidos nessa data são fortemente influenciados pelo número 1. São pessoas independentes, individualistas que gostam de manter o controle sobre tudo que fazem. São movidas pelo entusiasmo de assumir ações pioneiras e pelo uso do poder. Por essa razão gostam de mandar, de fiscalizar o fiel cumprimento de suas ordens

É recomendável que assumam mais de uma atividade ao mesmo tempo, evitando a especialização em um único ofício.

São pessoas que aparentemente são frias e insensíveis, mas gostam de receber elogios e reconhecimento pelo que fizeram. 

Característica marcante é sempre a vontade de mandar. Não se sentem bem em funções subalternas quando têm de obedecer. Serão pessoas que gostam de expressar suas opiniões. Não estar em posição de mando, em situação subalterna, vão se tornar irritadiças e até agressivas.

Muitas vezes é interessante que essas pessoas trabalhem sozinhas, comandando seus próprios negócios, pois não gostam de seguir ordens alheias. Devem evitar fazer sociedades, pois têm dificuldades de compartilhar decisões. Esse tipo de dificuldade pode ser estendido para relacionamentos, como amizade ou casamentos.

Os nascidos em dia 10 costumam preferir exercer suas lideranças a sós, executando seus projetos, sem a participação de outras pessoas, os nascidos em dia 1 se sentem realizados dando ordens, no comando de pessoas ou gerenciando os negócios da empresa. Nascidos em dia 10 tendem a se dedicar a profissões liberais ou assumir altas posições executivas, em cargos que não precisam compartilhar espaço com ninguém, principalmente no momento de tomar decisões. 

São, portanto, líderes muito poderosos e com fortes tendências solitárias. A presença do zero junto ao número 1 lhes dá um poder superior de buscar força e sabedoria numa fonte sagrada, inacessível aos demais líderes. Visto pelo lado espiritual, a presença do zero dá ao número que o precede uma espécie de salto qualitativo.

Na numerologia da Alma, como já foi dito, só vemos o 10 nos talentos natos. Então é ali que podemos trabalhar a consciência de que, mesmo sabendo muito, mesmo tendo uma conexão com a sabedoria divina, mesmo sentindo-se capaz de fazer tudo sozinho e mesmo sentindo a potência da energia do 1 multiplicada por 10, essa pessoa de TN10 precisa ter a consciência de que chegou num patamar onde pode contemplar a criação, o que já passou, mas que para continuar a participar do milagre da vida, de forma saudável, deve equilibrar-se com atividades que o conectem aos outros seres humanos, pois ele assim vai reduzir as dores da frustração de se descobrir ainda humano e falho. E vai aceitar muito melhor, e até ficar feliz, de saber que há muitos desafios e conquistas pela frente.  (Silvia Fittipaldi). (4)

A partir de agora, ao olhar para um número seguido por zero, não o veremos mais como um iniciante, não podendo ser analisado como seu similar reduzido. Ele tem uma bagagem de experiências que fará diferença no enfrentamento dos desafios.

Mestre Gilberto Gonçalves durante muito tempo relutou em usar as redes sociais, mas acabou se rendendo a realidade de que poderia usá-las para difundir suas ideias com um alcance bem maior. Assim, usou o Facebook para diariamente publicar um texto seu. Eu vasculhei seus escritos, partindo das últimas publicações e fui retroagindo por um período de dezoito meses, buscando seus escritos sobre os números 10, 20 e 30. Aqui transcrevo alguns deles com alguma edição, pois alguns apresentavam comentários condizentes apenas com a época em que foram escritos. (8)

‘’Hoje, dia 10, nos dá uma sensação de fim de estrada e que nada mais existe adiante.

Acabou! O 10 é o limite, depois dele é começar tudo outra vez.

Isto, no entanto, é um engano, pois depois do 10, começa um novo estágio, numa escala superior. 

As pessoas aprendem a contar de 1 a 10, e dão a conta como sinal de que o processo acabou. Mas, ele mal começou e tem inícios e reinícios ao longo do caminho.

Hoje é uma marca de final de estágio, amanhã começaremos tudo outra vez, até o infinito.

Hoje, dia 10, eu penso no número 1 que vem com poderes adicionais aos valores comuns que costumamos reconhecer.

Se o número vem acompanhado do 0, ele ganha um poder adicional, como se estivesse abençoado pelas graças divinas.

As energias do dia de hoje motivam as ações de liderança, do líder inspirado e inspirador.

Se soubermos aproveitar essas energias, seremos capazes de fazer o que antes acreditávamos não ser possível conseguir’’. (Gilberto Gonçalves)


Este é o número da sensibilidade (5), mas sobre ele existem muitas forças atuando. São energias que veem do reduzido 2, da soma de 1+1 e do somatório de 10+10. É o número da expressão feminina, do yin, da mulher, da mãe. Traz habilidades de saber pacificar e mediar com competência, pois é capaz de fazer julgamentos corretos quando há uma disputa. Dessa maneira, tendo um apurado senso de justiça, consegue satisfazer as partes conflitantes. Atuando em uma mesa de negociação, sabe usar bem a diplomacia e sensibilidade, sendo por isso bons diplomatas. Nas disputas entre partes consegue manter-se bem ao centro, não demonstrando nenhum partidarismo. São pessoas que gostam de reconhecimento, sentindo-se frustradas e magoadas quando não são lembradas por seus feitos. 

São sensíveis e emotivas e têm aptidão para música e canto, sendo-lhes útil desenvolver esses dons.

“Não podemos ver este número como um fraco e inseguro, muito pelo contrário, ele deverá ser respeitado e admirado.’’

“Esta sensibilidade melhora muito a relação interpessoal e traz mais facilidade para os relacionamentos sem perder o foco e a objetividade. A agressividade é mais controlada, trazendo maior segurança e estabilidade, despertando a busca de caminhos alternativos e laterais evitando o confronto que exigiria a força bruta’’

“Hoje, dia 20, cujo reduzido dá o harmônico e sensível número 2, uma energia serena e amorosa.

As energias do número 2, ainda que muitos as julguem fracas e desprovidas de valor, são na realidade fundamentais para que o número 1 se mostre, forte, líder e poderoso.

Sem o equilíbrio proporcionado pelo 2, o número 1 se torna um déspota, agressivo e autoritário. Será sempre através da energia correspondente ao número 2 que o 1 se portará como um líder verdadeiro, aquele cujo comando é seguido com convicção pelos liderados”.

As energias de 2 ensinam a verdadeira postura de um pacífico, mas consciente responsável por suas ações e decisões.

“A sensibilidade do feminino vence e convence, sem gritos e sem ameaças”. 

‘’ Hoje, dia 20, é um dia de união entre os que estão distantes por ideais ou opiniões.

As energias de um dia 20 nos inspiram a adotar medidas conciliatórias e sem ressentimentos.

Quando temos ideias diferentes não somos inimigos, apenas não compartilhamos dos mesmos pontos de vista.

Aproveitem as energias de hoje para tomar atitudes conciliatórias e a aceitar o que pensam aqueles que estão em desacordo com o seu modo de pensar.

Aceitar não significa mudar de opinião, mas respeitar as opiniões alheias”.

(Gilberto Gonçalves)



Trinta é um número que tem uma energia própria amplificada pela presença do zero e traz em si diversas energias de outros números e por isso tem um pouco mais de complexidade. Ele pode ser resultado do somatório de 10+10+10 (1+1+1), como também pode ser de 10+20 (1+2) ou 20+10 (2+1). De acordo com essas conformações teremos nuances diferenciadas na manifestação desse número. 


As características relacionadas ao número três vão nos apresentar pessoas criativas e inspiradoras, tocadas pelo mundo das formas e da cor, tendo rara sensibilidade para manifestar o belo. São artistas no palco da vida, criativos e criadores, buscando sempre a perfeição.


A expressividade e o bom humor são sua marca registrada. Não há situação pele qual perca a alegria. Quando isso acontece o sofrimento dura pouco.

A confiança na capacidade de articulação, cria desprezo pela lógica, prevenção, planejamento e regras. Precisa tomar cuidado para não sonhar demais não terminando o que já começou deixando coisas pelo caminho. (6)


Essas pessoas vão precisar aprender a trabalhar duramente, pois têm tendência a evitar ações que exigem corpo físico. Se dão melhor quando atuam gerenciando ou exercendo um trabalho liberal, pois sendo donos do próprio negócio estabelecem a sua rotina.

São pessoas falastronas e simpáticas na maneira de falar. Tem um apurado senso de humor e usam dessa habilidade até no momento de criticar, coisa que fazem com frequência porque são perfeccionistas.


Têm certo temor em expor suas ideias, pois não lidam bem com censuras e julgamentos, embora sejam muito críticas com as obras dos outros, quando não atendem seus rigorosos padrões de beleza. (7)


‘’ Hoje, dia 30, cuja soma dá o inspirador e criativo 3, uma energia contendo muita sensibilidade e emoção. 


Mas, como vem acompanhado do 0, o seu poder é ainda maior.

Lembram, os meus assíduos leitores que, toda vez que os números simples se fazem acompanhar do 0, eles ganham força adicional, já que o 0 é o poder divino presente no mundo físico. 

As energias que vão prevalecer por todo o dia de hoje são aquelas que favorecem os artistas ou os que usam bem o dom da palavra.

Escrever, compor músicas ou simplesmente falar para uma plateia serão ótimas ocupações no dia de hoje.


Às vezes, a fala é um pouco autoritária, pela firmeza da certeza de quem fala, mas nunca será injusta ou mentirosa.  Aliás, o dia de hoje não admite a mentira, todas narrativas devem, e têm de ser honestas e verdadeiras’’. (Gilberto Gonçalves). 


“E vendo a atitude e gratidão dele, perguntou. Não foram dez os limpos? E onde estão os nove”? Perguntou Jesus após curar dez leprosos, pois somente um voltou para agradecer.

Devemos sempre expressar nossos sentimentos de gratidão por todos aqueles fizeram algo por nós. Assim, quero finalizar externando minha gratidão ao mestre Gilberto Gonçalves, que me introduziu no caminho da Numerologia. A mestre João Sérgio P. Silva que nos acolheu, nos conduzindo com muita competência no fechamento deste curso. A mestra Lisana Ratti e sua assistente mestra Silvia Fittipaldi, que se dispuseram compartilhar o saber com um grupo de alunos interessados, num muito brilhante curso de revisão da Numerologia da Alma.


Clique para saber mais detalhes

 

Referencias : 

(1)  https://super.abril.com.br/ciencia/a-importancia-do-numero-zero

(2)  https://www.matematicaparafilosofos.pt/sobre-a-tetraktys-pitagorica/

(3)  https://osnumeros.com/numero-10/

(4)  https://www.numerologiadalma.com.br/2019/03/numero-10-conquista-de-si-mesmo.html

(5) https://www.numerologiadalma.com.br/2020/03/nascidos-num-dia-20.html

(6) https://www.numerologiadalma.com.br/p/a-magia-dos-numeros.html 

(7) Gonçalves, Gilberto. Numerologia da Alma, Rio de Janeiro. Melhor Editora,2016

(8) https://www.facebook.com/profile.php?id=100008083305420


Trabalho de Mestrado de Numerologia da Alma publicado por Avelino Luz Machado em 15/12/2023. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUEM OS SINOS DOBRAM? - TOQUE DO AMANHECER

Eu tenho mais de 70 anos. nasci numa época em que a classe média sustentava o diálogo entre ricos e pobres.  Uma classe média não tão rica a viver de renda, nem tão pobre a depender de bolsa família. Esta bolsa ainda não existia, talvez ela fosse aquele auxílio que saía da classe média para ajudar o pobre a sobreviver.  Os tempos mudaram, os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres.  Inflação e planos econômicos. Revolução, torturas e assassinatos, Diretas já e paciência pra esperar. Expansão econômica e PT a governar.  Mudanças se sucedendo, os ricos ambicionando mais, os pobres conformados com o menos que tinham. A classe rica se apossando das riquezas e acusando os pobres de preguiça, malandragem e ignorância. Com o governo FHC, o abismo aumenta, a classe média se atrofia.  Privatizações danosas para a nação, enriquecendo banqueiros e desvalorizando o trabalho, em favor das  especulações em bolsas de valores. Por trás, as intervenções do FMI, com a expansão

NEM TODO FILÓSOFO É UM MESTRE, MAS TODO MESTRE É UM FILÓSOFO

Por Gilberto Gonçalves Estava eu a filosofar sobre os nossos mestres da Numerologia da Alma e o futuro da humanidade com tamanha escassez de mestres. A questão a ser debatida, sob o aspecto filosófico, seria o que se pode esperar da humanidade e o que seria a contribuição de cada um nessa projeção futurista. A visão filosófica não poderia ser pior, perante um mundo tão distante dos mais nobres princípios de ética e moral. Estes dois aspectos do caráter humano, ética e moral, eram temas filosóficos relevantes, entre os discípulos de Pitágoras, na Escola Iniciática de Crotona. A inteligência e, até mesmo, a vidência não se sobrepunham aos valores do caráter humano.  Pitágoras reprovou certos pretendentes a ingressar na sua Escola, por considerá-los com caráter duvidoso.  Quando paramos para analisar o mundo contemporâneo, e nos pomos a filosofar, somos levados a concluir que poucos, muito poucos, seriam aprovados por Pitágoras. Se fossem consultá-lo sobre o mundo eletrônico e au