Pular para o conteúdo principal

Os meus professores

"Os Professores precisam de uma Escola-Casa, precisam de fazer da sala de aula a sua sala de estar – e, na verdade, a sua cozinha, o seu jardim, o seu atelier inspiração.

Havia de existir, na Escola, quem fosse o Cuidador do Professor que lhe levasse, na primeira hora da manhã, flores frescas para a sala [e um café extra nos dias cinzentos ].

Os Professores não merecem aulas de noventa minutos, nem sequer merecem aulas. O dia a dia de um professor havia de ser passado onde e como ele bem quisesse, junto dos seus alunos-convidados, na sua casa-escola ou fora dela, nesse espaço maravilhoso que é a escola-jardim, a escola-rua, a escola-mundo.

Os Professores precisam de ter, uma vez por semana, Conselhos Amorósicos que lhes falem de compreensão e esperança e happy hours todos os dias; precisam de sentir-se aprendizes junto das crianças e de poder mudar de profissão quando deixarem de estar apaixonados pela infância e pelo que fazem.

Os Professores precisam de poder errar, de não ter metas rígidas a cumprir, de fazer da escola uma brincadeira de crianças, no que de mais sério, proveitoso e transformador esta encerra.

Mais do que ensinar, os Professores precisam de inspirar, precisam de se sentir livres e poderosos, tranquilos e entusiasmados, cada manhã, para que, ao fim do dia, as nossas crianças também se sintam assim.

Precisam de recuperar as forças e o desejo para abrir as janelas de par em par [ e tantas vezes quebrar as grades de preconceitos e crenças ] e respirar o ar fresco, sem medo do arrepio que vem com a mudança.

Os Professores precisam de Centros de Recursos Positivos repletos de ferramentas para a mochila das horas difíceis, precisam de um Plano de Apoio ao Estudo ao longo da vida sobre o que lhes põe os olhos a brilhar.

Os Professores precisam de querer levar trabalho para casa, não ser obrigados a fazê-lo.

Os Professores precisam de abrandar o ritmo, largar as rédeas e ser levados ao colo, sim. Precisam de ser ouvidos, acarinhados e salvos da avalanche que a infância [ ou a juventude ] multiplicada por vinte consegue ser.

Precisam de ter onde [ e com quem ] dividir angústias e somar contactos, de ter mais poesia nos seus dias e relançar os dados da equação da educação – torná-la integral, diversificada e significativa para as crianças destes tempos.

Os Professores precisam de avaliar sorrisos e ser avaliados pelo número de vidas que tocam, precisam de um Ginásio para a mente onde haja espaço para treinar a flexibilidade do pensamento, onde possam relaxar os músculos da calma e onde redescubram o ritmo acelerado de um coração que está vivo.

Os Professores precisam de receber em dobro tudo que dão para que nunca se sintam fonte sem água, essa que acalma a sede [ de tudo ] das nossas crianças. Precisam de uma Cantina onde se sirvam bolinhos da boa sorte todos os dias, onde haja sempre disponível chá que aqueça as mãos frias dos Invernos do ano lectivo.

Precisam de ter direções solares e Ministérios movidos a eólicas para que as energias sejam sempre renováveis, livres de emoções tóxicas e sentimentos poluentes- ou então aprenderem a fazer a sua própria central ecológica.

Os Professores precisam de um Livro de Ponto(s) – onde registem os pontos de interrogação em cada desafio lançado, e os pontos de exclamação em cada fim de dia cansado. E onde coloquem os pontos finais no desânimo e práticas obsoletas, onde possam fazer as pausas necessárias entre parágrafos longos demais, e escrever as orações que lhes devolvam a fé na missão que escolheram para a sua vida.

Precisam de um Livro em Branco que se encha, cada Setembro, ( ou em cada Primavera!) de cores vibrantes que são a expressão única de cada criança e de cada viagem que com elas fazem; um livro de cujas páginas saiam só notas de música, uma sinfonia tocada a múltiplas mãos e inteligências, mais ou menos (des)afinada, mas cheia de emoção, aprendizagens e sempre, sempre original".

(Mariana Bacelar)


 http://academiadeparentalidade.com/2017/04/20/escola-professor-precisa/

Comentários

  1. Magnífico, Jorge.
    Digno de ser conhecido por todos.
    Pretendo reproduzi-lo no leveconsciencia, mas aqui ele ganha um sentido mais profundo.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Bravo, Jorge Vicente!
    O lançamento de um programa desses para os Professores deve começar com a sessão do filme Sociedade dos Poetas Mortos.
    Seria preciso, também, um Programa para os Pais dos Alunos, em que os ensinamentos da escola estivessem em harmonia com os recebidos em casa.
    E que não se espere uma reforma geral no ensino, mas que um a um, os colégios de visão antroposófica deem a partida.
    Abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, meus queridos!

    Reflectir sobre a pedagogia, a maternidade, a parentalidade, a espiritualidade é algo que me encanta e que faz nascer em mim, em todos nós um apelo para um novo mundo.

    Os colégios de inspiração antroposófica poderão dar a partida, assim como outros modelos que já vão aparecendo um pouco por todo o lado, mas de um modo mais esporádico.

    Que maravilhoso saber encontrar pessoas nesta sintonia e neste abraço colectivo de conscientização!

    Muita gratidão pela vossa presença na minha vida!
    Jorge

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NEM TODO FILÓSOFO É UM MESTRE, MAS TODO MESTRE É UM FILÓSOFO

Por Gilberto Gonçalves Estava eu a filosofar sobre os nossos mestres da Numerologia da Alma e o futuro da humanidade com tamanha escassez de mestres. A questão a ser debatida, sob o aspecto filosófico, seria o que se pode esperar da humanidade e o que seria a contribuição de cada um nessa projeção futurista. A visão filosófica não poderia ser pior, perante um mundo tão distante dos mais nobres princípios de ética e moral. Estes dois aspectos do caráter humano, ética e moral, eram temas filosóficos relevantes, entre os discípulos de Pitágoras, na Escola Iniciática de Crotona. A inteligência e, até mesmo, a vidência não se sobrepunham aos valores do caráter humano.  Pitágoras reprovou certos pretendentes a ingressar na sua Escola, por considerá-los com caráter duvidoso.  Quando paramos para analisar o mundo contemporâneo, e nos pomos a filosofar, somos levados a concluir que poucos, muito poucos, seriam aprovados por Pitágoras. Se fossem consultá-lo sobre o mundo eletrô...

FALANDO SOBRE OS NÚMEROS DEZ, VINTE E TRINTA À LUZ DA NUMEROLOGIA DA ALMA

Trabalho de encerramento do Curso de Mestrado em Numerologia da Alma ano 2023 do Projeto Escola Gilberto Gonçalves. Avelino Luz Machado  15/12/2023 ‘’Vocês ao final do curso vão precisar apresentar um trabalho escrito e o tema ficará à escolha de cada um’’, disse nosso mestre na última reunião online que tivemos em um início de noite de um domingo. Desde aquele momento, a cabeça já começou a fervilhar tentando encontrar um assunto que pudesse ser interessante entre tantos outros possíveis. De manhã, tarde, noite e até acho que dormindo, ficava remoendo, pensando sobre o que falar. De repente surgiu uma ideia – ‘’por que não falar sobre os números terminados em zero?’’ Continuei pensando na possibilidade e resolvi consultar meu mestre para saber sua opinião. ‘’É uma boa ideia’’, respondeu ele. Fiquei pensando na sua resposta - um tanto lacônica. Será que representava um sim ou um não? Na minha cabeça essa ideia já estava plantada e começava a germinar. Falei comigo mesmo: ‘’vou em f...

Número 8 A força do progresso

Eu tive uma experiência muito interessante com um funcionário que tomou uma iniciativa mas não conseguiu sustentar a ideia que ele propôs e todos ficaram de certa forma órfãos. Esperavam que ele desenvolvesse a ideia, que trouxesse novidades, que demonstrasse conhecimento do assunto... mas foi apenas um impulso, não tinha como sustentar as exigências das perguntas dos colegas e manter a equipe animada... Então ficou evidente uma das principais características do 8 que é a sustentação. Não é a toa que o símbolo do infinito é um oito deitado. Mas este símbolo, embora pareça estático, sugere um movimento dinâmico e permanente, como um entrelaçamento entre um circulo e outro, em um funcionamento perpétuo. Pense em uma respiração. Você inspira , enche o pulmão de ar. O sangue recebe o oxigênio e distribui pelas células.. depois o sangue volta carregado de impurezas e faz uma troca com o ar que fica impregnado e é expelido. Este processo se repetiria eternamente se não estragarmo...